quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Estilo Mod: Se mantendo elegante nas piores circunstancias possíveis!

Saiba um pouco mais sobre as influencias na música, estilo de vestir e atitude da banda Acesso Remoto.
Acesso Remoto fala sobre os Mods
Pergunta rápida: qual a primeira imagem que vêm a sua cabeça ao ouvir a expressão “anos 60”? Se a resposta for vestido rodado de bolinhas, está na hora de você expandir seus conceitos.
Sabe por quê? Porque foi nos anos 60 que essa história de todo mundo se vestir de um único jeito, de ter um padrãozinho, deixou de existir.

Você pode nunca ter ouvido falar na palavra mod, mas já deve ter escutado alguma música ou reparado no estilo de algum filho dessa cultura que surgiu na Inglaterra no início dos anos 60.


Acesso Remoto fala sobre os Mods

Acesso Remoto fala sobre os Mods
“Mod”, a abreviação de "modernismo" foi mais um movimento jovem que englobou comportamento, bandas e estética peculiar. Os jovens do reino unido se preocupavam em associar suas preferências musicais ao modo de se vestir, dividindo-os em tribos urbanas rivais que se odiavam. O mais forte expoente entre todos esses grupos foi apelidado pela imprensa local como Moderns, ou simplesmente Mods. Eles se vestiam bem: terninhos italianos e cabelos penteados. A intenção em se mostrarem sofisticados era tanta que os garotos procuravam os alfaiates para apertar ainda mais os ternos. Alguns vestiam o jeans ainda molhado para que assim, ele se ajustasse melhor ao corpo... 


Acesso Remoto fala sobre The Who e o estilo Mods

No guarda-roupas de um Mod não poderia faltar as camisas Fred Perry, botas Clark Desert, calças Levi’s, além das famosas camisetas com o símbolo da Royal Air Force. E para completar o uniforme modelo, era preciso ostentar uma das famosas parkas militares, que nos fins dos anos 50 eram usadas contra poeira e chuva. Com o tempo, esse item se transformou obrigatório entre os “mods”.


Acesso Remoto fala sobre filme Quadrophenia
Acesso Remoto fala sobre Beatles no estilo Mod
O conflito juvenil, a frustração, o amor platônico eram desenrolados na música. O The Who, a banda mais expressiva no quesito mod, responsável por hinos juvenis, que lanço o filme Quadrophenia (de 1979) que fala sobre a vida em angustias de garoto mod. Na mesma época apareceram outras bandas mod como The Jam, The Kinks, Small Faces, Troggs, também não dispensavam os ternos ajustados e bebiam na fonte da música negra americana, como o R&B, jazz e a soul.  Até David Bowie, quando liderava a banda David Jones and The King Bees era um mod. Embora os Stones e The Beatles não fizeram músicas que pudesse ser classificada como ‘mod’, não há como negar que a maneira como John, Paul, George e Ringo se vestiam nas primeiras fases da banda influenciou as vestimentas dos garotos do ‘mod’.
Acesso Remoto fala sobre estilo Mod

Surgiram também ainda a necessidade da criação de um meio de transporte que acompanhasse todas essas mudanças, comportamentais e estéticas; Apareciam as primeiras ‘Scooters’, motonetas produzidas principalmente pelas companhias Piaggio-Vespa e Lambretta, a ajudou com mais estilo o movimento.

Mods do Brasil
Acesso Remoto fala sobre IRA e o estilo Mods
No Brasil o movimento teve poucos ecos, mas podemos citar – ainda nos anos 60 – a banda Som Beat, que chegou a gravar “My generation” do Who. Outros possíveis pontos de contato foram o “pequeno príncipe” Ronnie Von e a banda The Beatniks.

Porém, o maior representante Mod nacional, despontou mesmo foi na década de 80: a banda paulistana Ira!, que em seu disco de estréia “Mudança de Comportamento” de 1985, presenteou os brasileiros com o hino Mod tupiniquim “Ninguém entende um mod”. Assim como a banda gaúcha de rock and roll, formada em Porto Alegre, Os Cascavelletes, e que teve um tempo muito curto de duração, mas continua sendo muito influente até os dias atuais pelo o seu som irreverente e com letras polêmicas.
Acesso Remoto fala sobre Cachorro Grande no estilo Mod


Acesso Remoto fala sobre estilo Mod
Nos anos 90 e 00 também temos representantes fortes, como os curitibanos do Relespública, Os Dissonantes e Faichecleres, os paulistanos Os Radiophônicos e Acesso Remoto, os sul-riograndenses Os Efervescentes, Bidê ou Balde e principalmente Cachorro Grande, além do também gaúcho Júpiter Maçã (A Sétima Efervescência), que apesar de afundado na psicodelia mantém certas características Mod.

Mods do Rio Grande do Sul
Alguma semelhança entre as bandas dos Sul do Brasil e The Who? Ambas têm influências Mod. É claro que não são as únicas, mas só para fins de proximidade geográfica e temporal, é importante ressaltar a incidência de garotos de terninho tocando em bandas de rock em Porto Alegre. A semelhança chama atenção pelo seguinte detalhe. O surgimento dos Mods, em solo britânico, começou com jovens membros da comunidade judaica de Londres. Coincidentemente, o bairro Bom Fim, em Porto Alegre, é conhecido não só pelos judeus que formaram o local, mas também pela quantidade de bandas de rock que se originaram lá desde a década de 1980 até hoje. O grosso modo, esta seria uma boa explicação.
Acesso Remoto fala sobre Os Cascavalletes no estilo Mod

Mods Contemporâneos


Acesso Remoto fala sobre The Hives no estilo Mod
Bandas com influências mod são destaque na imprensa. Algumas aproveitaram o som e as ideologias. Outras são visivelmente afetadas pela cultura do terninho. Como Strokes, The Hives, Supergrass, Jet, Interpol, The Killers, Oasis, Beady Eye e uma infinidade de representantes do britpop também ganham um visual retrô. Diga-se de passagem que o terno é a roupa oficial do rock inglês. Tudo graças aos mods. 
Acesso Remoto fala sobre Oasis no estilo Mod

E continua... Assim como todos os movimentos culturais de juventude, como o hippie, punk ou grunge, os mods se diluíram e suas influências tanto musicais como visuais se ramificaram para as gerações seguintes. Mas é certo que há uma pontinha de modernismo no circuito underground, que sempre vem ressurgindo.

Há uma frase mod que diz:
"Se manter elegante nas piores circunstancias possíveis".


Por: Jorge Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADINHO PARA A O ACESSO REMOTO